quarta-feira, 30 de setembro de 2009

MIM : COISA DE MEAD


Quem é esse tal de Mead? Eu sei lá! Rsrsrsr... Procure no google. Rsrsrsrs...
Mas li alguma coisa sobre ele e gostei, caso tenha dado alguma interpretação errada corrija-me, por favor, pois não sou estudiosa e muito menos filosofa. Nunca se esqueçam disso: sou dona de casa, curiosa, só isso. Perdoem-me se errei.
Mead diz: “A consciência deve ser compreendida como um fluxo de pensamento e vivências que tem suas raízes na relação dinâmica entre uma pessoa e seu ambiente significativo”. Acho que é assim: o pensar e o viver tem suas raízes na interação meio ambiente e a própria pessoa.
Inter-ação: pensar e agir a partir da interação, a identidade se forma como um processo (muda sempre) de aprendizagem social. Modificar-se a si mesmo, moldar-se de acordo com as atitudes dos outros, capacidade de compreender essas atitudes por meio da assunção dos papeis dos outros. Penso assim: ver seu próprio comportamento a luz do ponto de vista do outro.
É preciso que se desenvolva a capacidade de conceber (gerar e deixar existir) a perspectiva (forma de ver a vida) dos outros, mas de forma simbólica (gestos significativos, linguísticos, compartilhados por pessoas diferentes) pela imaginação.
Esses gestos permitem um despertar no próprio indivíduo da reação que ele está procurando provocar no outro, uma elevação do papel para o outro, uma tendência a agir como a outra pessoa age.
Os indivíduos racionalizam suas ações a partir das reações recebidas.
Emito um sinal e a partir da resposta recebida eu coloco a nível de razão e ajo de acordo com isso (RACIONALIZAR).
IDENTIDADE: não se possui uma, mas é um Processo de comunicação que é ajustado constantemente pela REFLEXÃO sobre nossos comportamentos, levando em conta a conduta dos outros, cujos papéis também assumimos como nossos. Penso assim: Assumimos posturas de acordo com a conduta do outro ou a partir dela.
Estamos engajados no mundo (universo ao nosso redor), envolvidos nas realizações em comum com o outro, e esse engajar-se CONDICIONA E FORMA nossa PERSONALIDADE.
O SI MESMO é construído na vida em COMUNIDADE, não se pode instalar-se na SOLIDÃO e LIBERDADE ABSTRATA.
Distinção (eu e mim): EU: é a reação do indivíduo às atitudes do outro.
MIM: o conjunto de atitudes do outro, por meio da interação, da comunicação, do diálogo, da troca de idéias.
MIM: o outro generalizado, ou seja, normas e valores que são internalizados ou migram para nosso interior.
MIM: todas as atitudes do outro + normas + valores da sociedade em nós.
MIM: tem consciência de si mesmo como objeto (instrumento) e reage consigo mesmo conforme ou a partir das atitudes dos outros.
AUTO REFLEXÃO: auto consciência: auto controle: è o resultado de perceber através dos sentidos (ou do meu sensível?) o outro e do ambiente do outro.
MEAD diz: As pessoas já nascem dentro de determinadas estruturas sociais que não criaram, mas são constrangidas pelas normas, valores, etc., que canalizam suas ações.
Isso cria barreira contra a impulsividade e a criatividade de um “EU” resistente.
MIM: conservador que reflete as formas de vida e as instituições de uma sociedade secreta.
Só na medida em que crescemos nesse ambiente social, podemos nos tornar responsáveis e desenvolver pela internalização dos controles sociais (normas) a sermos autônomos (livres) para seguir essas normas ou questioná-las.
MIM: contem uma consciência moral, e expressa pensamentos e práticas de um grupo particular, para agir de uma forma responsável mesmo tendo que pagar um preço alto, que é a submissão aos controles, normas e regras externas da sociedade. Cada ser individualmente reage contra os padrões da sociedade de forma espontânea e criativa.
Por enquanto é só... Se não fica longo demais.
Abraço. Espero tê-los ajudado de alguma forma.
Lourdes Dias.

2 comentários:

  1. Então, né! Sabe aquele papo sobre nascer original e tornar-se cópia. Á partir desse tal Mead vou prestar mais atenção a minha volta, em minha interação com o meio. Inconscientemente, agora não sei ,se o mim, o eu ou a minha identidade brinca prazerosamente um pouco com tudo isso. E agora só me vem a mente aquela velha pergunta " QUEM SOU EU". Preciso rever meus valores. Copiar sim, mas só o que me fará florescer. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Se fur aldeeiro, ótimo, já sabe por onde começar, mas se não for, que tal nos conhecer e encontrar-se, encontrar o outro e encontrar a Deus? Abraço. Lourdes Dias.

    ResponderExcluir