sábado, 26 de setembro de 2009

DEPRESSÃO:


Estive pensando em um amigo e santo que está em depressão.
Pessoa verdadeiramente santa, exemplo de bondade, de doação, e santidade. Enfim exemplo de vida. Alguém que se gasta todo dia por nós. Como poderia alguém assim estar em depressão?
Uma das causas pode ser o ativismo. Pois o excesso do fazer, esvazia o nosso ser.
Pessoas que trabalham excessivamente podem entrar num ativismo tal, mesmo que esse trabalho seja em prol da humanidade e para o bem da comunidade, que mais cedo ou mais tarde entrarão num vazio interior. Olharão para dentro de si e nada encontrarão.
Madre Teresa de Calcutá, diz que tinha um vazio tão grande em seu ser, que não sabia o que era.
Pode ser isso. Isso pode ser uma das causas do tal vazio interior, do viver nas sombras interiores.
Penso que ter alguns períodos de trevas e vazios em nosso interior é algo comum e normal em nós. Mas vivermos constantemente assim, não é normal, e essa pessoa precisa de ajuda.
Nem Jesus viveu vazios eternos e sombras eternas, então porque não é normal, concordam comigo?
Penso que o ativismo das pessoas trazem um enorme vazio interior, pois tem pouco tempo para si mesmas, e para se descobrirem, embora façam muito pelos outros, são mendigos em relação a si mesmos. Têm pouco conhecimento de si. Sabe aquela passagem da Bíblia que fala assim: O Espírito Santo lhe ensinará todas as coisas, e ninguém precisará ensinar-lhe coisa alguma? Pois é... Penso que para sermos verdadeiramente dirigidos pelo Espírito Santo, em TODAS AS ÁREAS DE NOSSA VIDA, é preciso que a gente se conheça. Posso até e devo até ensinar as pessoas como chegar a esse estágio, mas antes de tudo que tal procurar começar por mim? E somente depois disso, passar a pregar e ensinar. Não estou querendo dizer que temos que ser perfeitos, pois nunca chegaremos a nos conhecer plenamente nesta vida, mas penso que a pessoa que se conhece, mesmo parcialmente e como num espelho, consegue lidar melhor com as qualidades e defeitos de seus irmãos, e o vazio interior é preenchido de uma forma mais tranqüila, penso eu.
Sei que existem vários modos de chegarmos a sermos dirigidos somente pelo Espírito Santo, mas que esse é um método eficiente e eficaz de vivermos, é: o nos conhecermos. Infelizmente esse tipo busca pelo auto conhecimento, somente nós poderemos ir. Ir em busca de... Somente nós podemos e ninguém mais poderá fazer isso por nós. Deus coloca alguns anjos em nossas vidas para auxiliar-nos, mas na verdade, na hora “H”, somente nós teremos que lidar com nossos inúmeros conflitos interiores.
Batalhas interiores, somente nós poderemos travá-las, e vencer ou não, é outra história.
Abraço. Lourdes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário