segunda-feira, 14 de setembro de 2009

“ISSO É DO TEMPO EM QUE A ZAGAIA TINHA GANCHO”


Olha como sou velha? Eu vivi nessa época. Rsrsrs. Sou do tempo em que a zagaia tinha gancho. Tempo de minha avó.
Nessa época, sexo e falar em sexo era um grande tabu.
Quer exemplos?
Não se falava em menstruação, a gente quando menstruava, aí sim tinha que se virar, pois isso não era comentado de jeito nenhum em casa.
Gravidez? Era uma coisa que ficava escondida sobre vestidos largos, e somente quando a criança nascia, é que ficávamos sabendo que havíamos tido uma gestante em casa.
E as crianças de onde vinham? A cegonha passou e deixou o bebe em casa. Trazia o bebe no bico. Pode uma coisa dessas? Pode.
E agora querem que a gente encare tudo com a maior naturalidade. Como viver a sexualidade livremente, sem nenhum tipo de preconceito.
Para mim chega a ser uma coisa quase que impossível, pois dentro de mim tenho essa cultura, essa educação.
Nem sei quando foi que aprendi a diferença entre homem e mulher. Devo ter aprendido na sala de aula em alguma aula de ciência ou biologia, para falar a verdade não me lembro.
Nunca me lembro de ter visto minha mãe grávida. Nua? Nem pensar. Isso só aconteceu depois de muitos anos. E até agora temos reservas em relação à nudez de minha mãe.
Interessante! Como as coisas mudaram tanto nesses meus meio séculos vividos. Já penso muito diferente e considero-me até uma pessoa bastante liberal em relação a esse assunto. Só o fato de abordar essas coisas, já mostra que estou diferente. Mas não dá para apagar as coisas de nossa mente, principalmente tabus tão entranhados em nós.
Sei que a sexualidade sem amor é uma coisa bem ruim para todos, por ser uma coisa desregrada, somente por instinto, realizada somente pela atração física. Isso já é comprovado cientificamente: faz um mal danado!
Mas para mim o viver a sexualidade de uma forma natural era e ainda é uma coisa bastante complicada. Tenho em minha cabeça a coisa do sexo como o Adão que comeu a maçã e coisa e tal. Sexo: pecado.
Somente aconselho uma coisa aprendida por experiência própria. O melhor lugar para se falar sobre sexualidade é em casa. Quando aprendida em casa é aprendida na hora certa, da forma certa e no tempo certo.
Quando é o tempo certo? Quando a criança perguntar. Perguntou? Responda com naturalidade.
Em casa ensinei os meus filhos da forma mais natural possível. Tinha uma cartilha que mostrava os animais, como procriavam. A galinha e os pintinhos, o cachorrinho, o gatinho, até chegar em nós, humanos. Foi aprendido de uma forma tranqüila e delicada. Mas nunca gostei muito de conversar sobre isso não. Mas mesmo assim fiz por saber que os pais ainda são os melhores professores de seus filhos. Pelo menos devíamos ser.
Tempo em que a zagaia tinha gancho, foi ótimo. Lembrar-me desse ditado popular. Só eu mesmo. Coisa do arco da véia. Rsrsrs.
Abraço. Lourdes.

2 comentários:

  1. gostei muito do que vc disse , sao coisas que ficaram no tempo , e da saudades sim !!!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal! Procurava por essa expressão e achei seu blog! Conversava sobre ela hoje com minha mãe. Tenho 40 anos e ela 81!!! Sou de uma geração mas criada por 2 anteriores! Me identifiquei. Me divirto muito com minha mãe, que é das antigas e é um poço de simplicidade e sabedoria. Abraços!

    ResponderExcluir