quinta-feira, 24 de setembro de 2009

SPA.


SPA: Síndrome do Pensamento Acelerado. Essa é a síndrome da geração atual e até atinge nossa geração, nós que somos cinqüentões. Rsrsrsrsr. Gosto de me ver assim cinqüentenária.
Mas andei dando uma lida sobre SPA, e parece-me se coisas desse tempo mesmo, daí o fazermos tudo corridinho, não damos tempo nem para nós e nem para os outros respirarem.
Meus pensamentos são acelerados e atropelados. Rsrsrs.. Verdade! Não só tenho pensamentos rápidos como vários ao mesmo tempo, penso entrecortado. Coisas do tempo atual.
Penso acelerado, mas minhas atitudes nem sempre correspondem aos meus pensamentos, ou seja, normalmente não faço coisas aceleradas. Nem ando acelerado.
Mas gosto de fazer várias coisas ao mesmo tempo, quando se trata de assuntos de casa. Cozinho, lavo e passo, quase tudo ao mesmo tempo. Como assim? Simples. Enquanto a comida está fritando ou o feijão cozinhando, aproveito para fazer outras coisas. Enquanto a máquina, quando a “bençoada” está funcionando, está lavando as roupas, eu aproveito para fazer outras coisas. Deixo o fogão e a máquina fazer a parte deles, enquanto isso faço diversas coisas.
Inclusive quando estou no computador, e ele é sempre muito lento, enquanto ele entra para trabalhar eu aproveito para fazer outras coisas. Varrer a casa e coisa e tal. É assim minha vida, mas normalmente faço tudo devagar.
Quando li sobre a SPA, fiquei pensando em como resolveríamos esse caso de pensamentos acelerados. Rezar o terço às vezes me ajuda há desacelerar um pouco a cabeça demora um pouco, mas consigo. Adorar o Santíssimo também, me ajuda nesta tarefa. Mas quando estou fazendo serviços braçais, minha cabeça sempre está a mil. E diante da TV? Mesma coisa.
A desaceleração pode ser conseguida também, quando tento parar e silenciar. Silenciar a boca, evitar falar, coisa rara essa. Rsrsrs. E silenciar o coração. Aquietar. Ficar em silêncio dentro e fora de mim. Isso ajuda e bastante.
Quer tentar? Pois assim poderemos evitar o stress, pois pensar quase 24 horas por dia não é mole não, e dá um cansaço danado.
Bom repouso, bom descanso mental... Silencie.. Silencie-se.
Abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário