quarta-feira, 9 de setembro de 2009

SUICÍDIO COLETIVO:


Pensando do porque de vários índios ou comunidades antigas terem praticado esse tipo de coisa. Em nosso século encontraram aldeias de índios exterminadas, tipo suicídio coletivo, e eu fiquei intrigada com isso. A resposta veio agora pouco, quando assistia a um programa da TV educativa. Lá teve um caso em comunidades antigas muito parecido com o que presenciei agora. O motivo: PERDA OU DESRESPEITO A TRADIÇÕES DESSES POVOS. Como assim?
No caso dos índios, quando o homem branco entrou em sua história, alguns decidiram acabar com a tradição deles. E acabando com sua tradição, com aquilo que é base, alicerce e fundamento desse ser humano especificamente, você o destrói, e destrói até uma comunidade toda.
Daí vem a discussão entre Paulo e Pedro, quanto a circuncidar ou não os recém convertidos ao cristianismo. Se tinham uma tradição a de circuncidar, então que circuncisem-se, mas se os pagãos recém convertidos não tinham isso como tradição e prática legal ou espiritual para eles, porque forçá-los a fazerem uma coisa que ia contra suas tradições? Destruir tradições ou impor tradições é uma forma de destruir o ser humano em toda sua dignidade, chega a ser um verdadeiro desrespeito à vida.
Então a sabedoria de Jesus é a seguinte: convide as pessoas ao cristianismo, convide-os a serem seguidores, mas sem destruir os seus alicerces. Isso não é lá algo muito fácil de ser feito, mas se Jesus fez assim e tudo deu certo, por que não fazermos assim também? Respeitarmos o Ser Humano em sua totalidade esse é o grande segredo, e Jesus fez e faz isso aqui e agora, lindamente.
Por isso Jesus nos ensina a convidar as pessoas ao seguimento e não a forçá-las a isso, pois sempre o livre arbítrio estará em primeiro lugar. Se bem que esse negócio de livre arbítrio, segundo li, é algo muito pregado aqui no ocidente, mas na cultura oriental, o seguir as tradições e seguir bem à risca as autoridades e o que ela ensina é algo comum. Sei lá! Eu li sobre isso, mas nem sei se é verdade. Mas sei que Deus é livre e quer isso para a gente também.
De qualquer forma, o obrigar as pessoas a seguir qualquer religião que seja, é errado. E destruir alguns fundamentos humanos, também.
Obrigada, meu Senhor e meu Deus. Lourdes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário