segunda-feira, 14 de setembro de 2009

A I D S . . .


AIDS...
Existe um lugar que conheci, pelo qual fiquei encantada, chama-se: Casa de apoio sol nascente, faz parte da Fazenda da Esperança de Frei Hans. Tive a oportunidade de conhecer o Frei, pessoalmente. Uma graça de pessoa!
Lá fazem acompanhando às pessoas portadoras do vírus HIV. Tive uma experiência muito marcante com os doentes que lá estavam internados, alguns em fase terminal, já que na época, ainda nem tinham direito os tais coquetéis para ajudar as pessoas a viverem um pouco mais com dignidade.
Estava um dia a visitar os doentes e tinha um paciente em fase terminal e outro bem ruim. O que estava muito ruim estava com sarna e se coçava o tempo todo, dizia que era algo horrível de suportar, pois seu corpo coçava inteirinho e não tinha mais onde coçar, pois já estava bem chagado. Fui colocar a mão nele, e ele me disse: Não me toque, pois estou com sarna e posso passá-la para a senhora e não quero isso. Ele estava bem acamado. Não o toquei, mas sabe quando fica uma coisa ruim dentro de você? Pensei comigo depois de muitos dias: Deveria te-lo abraçado, sim. Quem sabe pelo fato de abraçá-lo, mesmo correndo o risco de pegar sarna, ele não se sentiria menos rejeitado. Fiquei compadecida dele. Sofri junto, a rejeição desse meu irmão.
O que estava em fase terminal, veio a falecer logo depois de minha visita, mas sabe que nem tinha percebido que estava morrendo? Tentei conversar com ele e minha irmã Fátima me disse: Deixa ele quietinho! Ela sabia que ele estava morrendo, mas eu não.
É bom que visitemos esses lugares, e daí verificamos como tem gente que sofre de verdade. Sofre a rejeição, sofre a marginalização. Mas quando vemos o tamanho do sofrimento deles, nos compadecemos e vemos que são somente seres humanos, filhos de Deus e que devem ser vistos como tal. E somente isto!
Abraço. Lourdes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário