sábado, 19 de setembro de 2009

MUNDO/ IMUNDO... FAZENDA DA ESPERANÇA


Primeiro ponto: quando a Bíblia nos fala em coisas do mundo, afastar-se das coisas do mundo, você não pertence a esse mundo, NÃO SIGNIFICA que não somos do mundo, que não somos humanos, pois isso seria uma grande mentira. O que ela quer nos dizer é que não somos do IMUNDO, isso sim. Aquilo que não é puro, santo, casto, honesto, e por aí vai. É a esse mundo/imundo que não pertencemos. Mas nós pertencemos sim, às coisas maravilhosas que o mundo nos oferece: uma fruta ou comida gostosa, é bom saboreá-la, um dia de sol é bom curti-lo, um dia sem dor, coisa boa isso... Essas são as coisas saudáveis que a vida e o mundo têm por nos oferecer, o canto dos pássaros, a beleza das flores, coisas do mundo, coisas belas do mundo.
Segundo ponto: Fazenda da Esperança, Frei Hans. Visitando algumas vezes essa fazenda de recuperação de irmãos dependentes, por já ter tido alguém da família internada lá, aprendi coisas sobre nosso mundo e coisas do mundo. Lá é ensinado aos internos que: tudo deve ser colocado em comum, tudo é tudo. Mas o Frei Hans abre algumas exceções, tipo assim: se levo alguns docinhos que não dão para serem partilhados com todos, elas guardam em seus quartos. E outras pequenas coisas que levamos aos internos, mas que por serem muito poucas, seriam impossíveis de serem divididas, daí as internas falam assim: Estou guardando coisas do meu mundinho.
E isso significa para elas que ainda não possuem um coração tão grande e aberto a ponto de dividir tudinho. Tem coisas de seu “mundinho” exterior, que somos nós de suas famílias quem levamos, que elas ainda teimam em guardar somente para elas mesmas.
Esse é o significa de mundinho/imundinho. Pois não se esqueçam: estamos no mundo/imundo, mas não pertencemos a esse mundo, visto dessa forma negativa.
Pertencemos ao mundo de paz, alegria, fraternidade, do colocar tudo em comum, esse é o verdadeiro mundo que Jesus quer e veio nos trazer.
Sei que não pertenço a esse mundo/imundo, mas pertenço ao outro com toda certeza. E você? Quer escolher a que mundo você quer servir? Ou em que mundo você quer viver?
Abraço. Lourdes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário