domingo, 6 de setembro de 2009

IMENSA CASA CHAMADA TERRA...


"Nós todos fazemos parte da grande família da humanidade e somos moradores em comum de uma imensa casa chamada terra. Não há outra forma senão nos entendermos. Não há por que não chegarmos a um entendimento através de um sincero diálogo. Ao menos devemos nos esforçar e nos empenhar ao máximo para isso. Quem não se esforça nesse sentido demonstra uma grande arrogância em relação às pessoas. Além disso, na maioria das vezes, existe por trás disso um espírito covarde que tenta proteger a si mesmo." - Daisaku Ikeda.
A dificuldade em dialogar está justamente na vontade de nos proteger. Estou aprendendo às duras penas que se não nos comunicarmos, seja por palavra, escritos ou qualquer outra forma de comunicação, as coisas não acontecerão.
Sei que segundo Daisaku Ikeda, é uma covardia, mas quem de nós é verdadeiramente corajoso.
Tem certas vezes ou inúmeras vezes em nossa vida que não conseguimos dialogar. Não queremos que a outra pessoa nos conheça como somos.
Aprendi e ainda estou aprendendo às duras penas mesmo, que se não nos comunicarmos, não cresceremos. Não há outro modo de conhecer-nos ou conhecermos o outro se não houver algum tipo de comunicação. Se não nos comunicamos, nos estrumbicamos, não é isso que diz o velho ditado, pelo velho guerreiro Chacrinha? Concordo em gênero, número e grau. Não conseguimos construir nada sem comunicação. Nem amizade, nem qualquer outro tipo de relacionamento. A falta de comunicação com o outro deixa tudo truncado, as coisas não conseguem se resolver. É muito ruim mesmo quando falta a tal comunicação.
O ser humano foi feito para se comunicar, e isto é verdadeiro.
Não sei se a pessoa que não se comunica chega a ser arrogante, talvez não, talvez existam alguns bloqueios que dificultem a comunicação. Pode até ser timidez.
Mas como o Senhor não nos deu um espírito de timidez o melhor é tentar melhorar as coisas. Tentar melhorar nossa casa, terra, a começar pela nossa casa: família.
Abraço. Lourdes Dias.

2 comentários:

  1. Máscaras? mente quem....., então, por um período
    minha comunicação foi interrompida por medo de ter que usar máscaras, assim que percebi que a minha volta era um carnaval só. Me calei, espantei-me comigo mesmo. Debaixo da figueira o anjo também me lembrou da necessidade de comunicar-se. Você tem razão é melhor tentar melhorar as coisas por aqui. Voltei a falar. Que Deus abençoe a minha língua.Anonimo XY

    ResponderExcluir
  2. Peça a inetrcessão de Isaías, aquele que Deus com uma brasa queimou todas as impurezas para que pudesse falar lindamente sobre Ele. Abraço e benvindo a nós. Lourdes Dias.

    ResponderExcluir