terça-feira, 6 de outubro de 2009

SABER CUIDAR: FREI LEONARDO BOFF


Nunca vi uma alma tão delicada e sábia quanto à desse frei. Li esse livro dele. Quanta sabedoria e quanta generosidade. Ali percebi que o cuidado é que revela o quanto amamos alguém. Desde o amor pelo ser humano quanto o amor à natureza e tudo que ela contém. Esse frei é alguém especial de verdade.
Tem uma música que diz assim: “Quando a gente ama é claro que a gente cuida.” É claro, é óbvio.
Sem querer me justificar, já me justificando, uma das coisas que a bipolaridade faz conosco: desaprendemos de como cuidar. Não sabemos como fazer para cuidar de nós mesmos, desde as coisas mais simples, não sabemos mais como cuidar de plantas e animais. Coisa horrível admitir isso, mas é a pura verdade. Desaprendemos a amar. Se amar significa cuidar...
Por isso penso que é uma doença, pois o desaprender algo que deveria ser tão comum e natural, algo inerente ao ser humano, mas que perdemos, só pode ser insano.
Penso que a cura está em reaprendermos a fazer isso. Isso demanda grande sacrifício e espírito de luta, quem sabe chegaremos lá, não?
Abraço. Lourdes.

2 comentários:

  1. Olá Lourdes, obg pela dica de leitura, Livro de Leonardo Boff que eu li foi sobre a prece de São Francisco, e gostei muito tbém!
    Pois é a cura pra todos os nossos males se encontra dentro da gente...me fez lembrar de uma passagem no Evangelho quando Jesus diz assim: Vóis sois Deuses, sabe pq?...pq somos essências divinas e sendo parte da Criação somos perfeitos, o que nos faz mal são nossos pensamentos invigilantes, nossa descrença em Deus, na vida e no amor!...por isto adoecemos....mas estamos aqui, vivendo juntos com nossa família universal, pois Deus em Sua Infinita Bondade não nos deixaria passar por pequenas dificuldades sozinhos, num é??....por isto ele nos deu anjos disfarçados de família, amigos, animais, natureza.....pra nos unirmos num só pensamento, num só coração e numa só vontade.....de ajudarmos um ao outro, sempre!
    Obg por ter visitado o meu caminhar, apareça sempre, viu??
    **AFF desculpa, é q falo por demais menina!!!
    bjss no ♥

    ResponderExcluir