sábado, 24 de outubro de 2009

MÚSICA SACRA OU SECULAR?


Todas elas são boas se cantam o amor, mesmo o amor eros. Penso sempre no livro cântico dos cânticos, acho que esse livro santo explicita todo amor homem e mulher de uma maneira muito bela e pura.
Tem músicas seculares que são sensualidade pura, mas não com a pureza que devemos viver nossa sexualidade, mas uma sensualidade promíscua, digamos assim, essa é ruim.
Não é disso que quero falar. Quero falar da música secular que prega e fala do amor sem ser aquilo de vulgar ou promíscuo ou malicioso, mas simplesmente o amor belo entre um homem e uma mulher. A beleza desse amor e que se for vivido romanticamente e puramente é a coisa mais bela que pode existir.
Música que fala de sexo e de sexualidade sem levar em conta o amor, o sensível, é música que faz de todos nós objetos, e simples objetos de prazer para o outro, nada mais que isso. Faz de nós seres totalmente descartáveis.
Mas a música romântica, essa sim, faz de nós seres amantes que somos. Amantes do belo. Amantes da boa música. Penso que nada de radicalizar achando que só a música que fala em Deus é de Deus, nada disso. Deus é amor e quem canta o amor eros ou ágape, canta o Deus Amor. Toda arte sacra ou não, se for para o bem, como o cântico dos cânticos, faz bem ao coração da gente e a nossa alma.
Viva a arte! Viva a música! Viva quem vive assim!
Abraço. Lourdes Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário