terça-feira, 20 de outubro de 2009

AINDA SOBRE MINHA MÃE... Entre mortos e feridos escaparam todos.


Estivemos com alguns problemas de saúde aqui em casa. Tipo: crises existenciais de um, problemas cardíacos e AVC do outro. Problemas sérios e que corriam até risco de morte por parte de meus dois irmãos. Daí vocês imaginam o coração de minha mãe. Estive conversando com ela sobre isso, disse-lhe que a vida longa é uma benção e uma graça de Deus, sem dúvida nenhuma, mas o fato de vivermos muitos anos nos obriga a termos que conviver com as perdas, inclusive de nossos filhos. Com referência a minha mãe, ela já viu morrerem 10 de seus 15 filhos, sendo 14 filhos naturais e 1 adotivo (adoro escrever números em forma de algarismos... rsrssrsrrs...) Minha mãe sempre sofre com as perdas dos filhos, mesmo que já tenha passado por isto muitas vezes, mas quando algum de nós adoece, acho que ela pensa assim: Poderia ser eu a estar sofrendo ao invés deles... Para que viver tanto e ver aqueles a quem amo morrerem? Mas eu procuro sempre dizer a ela que sua vida é um dom e um presente de Deus para nós, e que conviver com perdas faz parte da realidade de todos e dos idosos principalmente.
Sempre quando conversamos sobre vida e morte, minha mãe fica mais tranqüila e feliz, por saber que a amamos e a queremos junto de nós todo o tempo que o Senhor permitir.
Meus irmãos escaparam com vida das crises, mas são tempos difíceis para todos. Mas como sempre diz minha mãe que é simples, porém, muito sábia: “ENTRE MORTOS E FERIDOS, ESCAPARAM TODOS!” Ela adora falar isso e desse jeito. Rsrsrsrs...
Você conhecem esse velho ditado?
Abraço. Lourdes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário