terça-feira, 13 de outubro de 2009

PORQUE NÃO EU?


Refletir um pouco sobre isso é legal, penso eu.
Não é verdade que normalmente quando acontece alguma desgraça em nossas vidas, a primeira pergunta que fazemos é essa? Por que eu? Por que comigo? Por que morreu esse jovem meu parente e desse jeito? Por que fiquei doente? Por que esta desgraça está acontecendo justamente comigo?
Daí que tal pensarmos de forma não egoísta e dizermos assim: Por que não eu? Por que não comigo? Por que sempre penso que o mal e a maldade, na nossa maneira de ver a doença, a morte, a falta de alguma coisa que consideramos importante, deveria acontecer somente com meu vizinho, ou com o outro e não comigo. Não é verdade que quando acontece com o outro, nada nos perturba, mas basta que comece em nós e em nossa casa, lá vem a tal pergunta.
Devemos entender que a morte, a doença, a fome, a guerra é algo que acontece e pode acontecer com todos e com qualquer um de nós. Que independente de nossa raça, religião, ou nossas diferenças, essas coisas são fatores naturais a que todos nós estamos sujeitos.
Talvez mudar a maneira de questionarmos a respeito dessas coisas negativas, faça com que pensemos assim: Se nosso vizinho passa e passou por isso, em que sou melhor que ele e não passarei ou passaria também? Somos todos seres humanos e todos passamos por perdas e sofrimentos. A maneira como devemos ver isso é que deve mudar. Creio que se mudarmos o foco, a cruz pesará menos.
Abraço. Lourdes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário