quinta-feira, 8 de outubro de 2009

DÍZIMO/PARTILHA


O significado do dízimo na Igreja Católica, nada mais é do que partilhar. Dízimo deveria ser a DEVOLUÇÃO de uma pequena parte, das inúmeras coisas que Deus nos dá gratuitamente, e isso no plano material ou financeiro.
Nossa Igreja não nos obriga a DEVOLVER os dez porcento integrais de tudo o que ganhamos, mas nos pede para darmos de acordo com a liberalidade de nosso coração. Damos o quanto quisermos e pudermos.
Penso que a começar por mim, se todos nós tivéssemos consciência de que nossa Igreja precisa de ajuda para sua sobrevivência, ninguém precisaria mendigar nada. Tem gente que reclama de que ao ligar a TV nos canais católicos, só vê gente pedindo. Mas é claro que temos que pedir, humilhar e mendigar, já que a maioria de nós não têm a consciência de cuidar do que é nosso. Igreja somos todos nós. E se não temos responsabilidade e compromisso com ela, estamos errando e muito. No dízimo, estamos somente dando uma pequena ajuda ou parcela para que a Igreja sobreviva. Só isso e nada mais.
Os sacerdotes merecem serem cuidados e muito bem cuidados pela comunidade, se é que ela acredita em tudo o que é pregado e ensinado nela. Quantos benefícios recebemos de nossos sacerdotes. Sua entrega radical e disponibilidade em nos ajudar no que precisamos e quando precisamos. O dízimo tem essa finalidade também, cuidar dos padres.
O valor do dízimo está no fato de fazer de nós pessoas desapegadas dos bens materiais. Pessoas conscientes da necessidade que a Igreja tem, de que nós a ajudemos em sua sobrevivência e acima de tudo o dízimo é uma forma de agradecimento a Deus, que provem todas as nossas necessidades.
Pode prestar atenção que as pessoas dizimistas, são de verdade mais desapegadas das coisas, são pessoas mais preocupadas com o SER do que com o TER, como nos ensina as Aldeias de Vida.
Entre o TER e o SER, entre as coisas materiais e as pessoas, FIQUE SEMPRE COM AS PESSOAS. Seja dizimista! A Igreja que somos todos nós lhe agradecemos. E Deus nunca deixará de lhe dar coisas abundantemente, não porque ele precise disto, Deus não precisa de nada, Deus ama gratuitamente, mas Ele sabe que alguém que dá de coração, que partilha de seus bens com o coração aberto e de boa vontade, esse recebe inúmeras bênçãos e graças, pela lei natural ou humana e divina. Deus é sábio. Coração que partilha recebe sempre o cêntuplo em bênçãos e graças, e ainda recebe a vida eterna.
Abraço. Lourdes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário