quarta-feira, 21 de outubro de 2009

CUMPRA SUA MISSÃO E SEJA FELIZ


Isso eu vou escrever de uma maneira muito especial aos cristãos católicos, àqueles que como eu acreditam nos sacramentos da reconciliação ou confissão e na Eucaristia.
Pe. Julio Comba, nosso sacerdote aqui dos salesianos, já falecido, nos últimos dias aqui conosco disse assim: “Andei por tantos lugares, fazendo tantas coisas, dando aulas e coisa e tal, mas somente agora encontrei meu lugar, minha missão e vivo-a plenamente e sou e estou muito feliz por isso.”.
Na verdade, ele buscou a vida toda por fazer e cumprir sua missão sacerdotal e pensava que em tudo o que estava fazendo estava ali sua meta e objetivo finais e a plena vontade de Deus sobre ele, mas só depois de idoso, de ter-se gasto de muitas formas, descobriu que ao ouvir a confissão das pessoas, dar-lhes a absolvição dos pecados em nome de Jesus, e ao celebrar a missa, ali estava toda sua vida resumida, e ali estava aquilo que faria dele uma pessoa realizada, feliz e fazendo literalmente aquilo que Deus queria que ele fizesse. Pena ter descoberto isso somente alguns anos antes de morrer, pois teria sido muito mais feliz se simplesmente tivesse feito o que Deus queria que fizesse. Mas precisou amadurecer muito, e ficar impossibilitado de realizar os outros afazeres para ficar com o essencial.
Sempre digo que tudo o mais um leigo pode fazer dentro de nossa Igreja e fazer muito melhor até que alguns sacerdotes, menos perdoar os pecados em nome de Jesus e celebrar a missa, isso nós não podemos fazer e quando o sacerdote não se entrega radicalmente a essa missão, alguém sai em prejuízo, e no caso somos sempre nós as ovelhas. Ovelhas sem pastor.
Edith Stein também descobriu isso e assim, depois de muitos estudos e estar com filósofos famosos e aprender muito com eles, descobriu que sua missão maior estava numa vida simples, rotineira e chata aos olhos dela, até então. Mas ali ela descobriu a paz. E não andando de cá pra lá e de lá pra cá... Maturidade espiritual, penso eu.
Aprender com quem sabe das coisas é sinal de sabedoria e muita inteligência, mas parece-me que está difícil aos nossos sacerdotes e freiras abrirem os olhos para essas coisas. Parece-me algo impossível mesmo, às vezes.
Mas os testemunhos estão aí. Testemunhos de quem experenciou e se deu bem e ficou plenamente feliz e realizado. Palavras de Pe. Julio Comba e não minhas.
Esses sacramentos somente os sacerdotes podem realizar e se não o fizerem e fizerem bem, além de não se realizarem em sua missão, ainda deixarão de estarem fazendo plenamente a vontade de Deus a seu respeito.
Abraço. Lourdes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário