quinta-feira, 8 de outubro de 2009

NARCISISMO


Estava lendo esses dias sobre narcisismo. Narciso, segundo a lenda, foi alguém que se apaixonou por si mesmo, e passou a viver assim e não sei mais nada sobre isso, qualquer coisa procurem na net que você encontrará, está tudinho lá.
Mas o narcisista é aquele que só pensa em si mesmo. Penso que todos nós temos um pouco de narcisismo, pois o cuidado conosco, a vaidade, o olhar várias vezes no espelho, a preocupação com a aparência, representa sempre um pouco disso, ou seja, representa nosso ser narcisista. Acredito que essa pequena quantidade de narcisismo, é positiva, pois precisamos nos amar estarmos bem conosco mesmos. O que não pode ser é pensarmos que o mundo todo gira em torno de nós, e vivermos de uma forma egoísta, como se fôssemos somente nós no universo, e esquecermos dos outros.
Dom Bosco nos ensinou que nós devemos existir para os outros.
Para o narcisista, penso que isso não existe. Para o doente narcisista é: primeiro, sou eu; segundo, sou eu e em terceiro lugar, sou eu mesmo, assim diz minha mãe.
Quando a pessoa se coloca em todos os lugares e não dá lugar para Deus e nem para os outros, ela está doente e essa doença é o tal narcisismo.
Acredito que uma das formas de curar-se disso, é o de se dispor a fazer pequenas coisas, tipo: cuidar de um cachorrinho, cuidar de uma plantinha, cuidar de alguém... Começar aos poucos, se preocupar com coisas fora de si mesmo, fora de seu universo interior. Acredito que pequenos passos em direção ao exterior, fará com que a pessoa se desligue um pouco de si... Desplugar de seu ego é o primeiro passo. Mas o tomar consciência de que tem esse tipo de doença é o primeiríssimo passo, pois sem consciência disso, se torna impossível a cura. Toda doença pode ser curada, a partir do momento em que reconhecemos em nós a tal doença.
O processo de tomada de consciência pode ser doloroso, mas é o mais necessário, as outras coisas vêem depois. Os passos concretos serão dados depois.
Dizem que o narcisista atrai pessoas dependentes para si. Que ao lado de um parceiro narcisista vem um dependente emocional ou psíquico.
Acredito nisso também, pois o narcisista tem necessidade de ser o centro das atenções, de ser adorado pelas pessoas, e somente pessoas extremamente dependentes, se dispõem a viver o papel de servo e adorador de outro ser humano.
Então, entramos num processo doentio de relacionamento que precisa com certeza de cura e libertação. E muitas terapias também.
Agradeço ao Senhor, nosso Deus de amor e de bondade, por nos revelar todas essas coisas da alma, tão somente para que sejamos curados, física, espiritual e psiquicamente.
Deus é bom.
Abraço. Lourdes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário