quarta-feira, 7 de outubro de 2009

AMOR NÃO EXIGENTE


Aqui em casa dizemos assim: “Quem pariu Matheus, que o embale.” Conhecem esse velho ditado? Pois aqui tentamos colocar isso em prática em relação a assumirmos os filhos que geramos, embora nossos pais normalmente nos dêem uma forcinha nas horas mais difíceis, e se essas forem para a vida toda, assim fazem, cuidam dos filhos, netos, bisnetos, tataranetos e quem mais chegar. Aqui todo bebe é bem vindo, e sempre.
Mas quando conseguimos segurar a peteca sozinhos, ninguém se intromete em nossas vidas.
Mas uma coisa que aprendemos de Deus, e que tentamos fazer isso literalmente e que me parece que não deu certo. Esses dias estava conversando com minhas irmãs e primas, à respeito do amar incondicionalmente, amar sem exigir nada em troca, principalmente de nossos filhos. Isso não funcionou, literalmente falando.
Talvez tenhamos entendido o amor incondicional, aliás, aprendi que a palavra amor incondicional é pleonasmo, já que amor já significa incondicional. Mas entendemos que o amor incondicional é nos doarmos sem pedir ou exigir nada em troca, e isso é errado, pois o amor exige de nós impormos certos limites, pois nossos filhos não nascem já sabendo isso. Dizem que os únicos animais que precisam da ajuda dos seus, somos nós os humanos, isso enquanto animais racionais, digamos assim. Nós não sabemos cuidar de nós mesmos. Precisamos de proteção em todas as áreas, não sei bem se isso é verdade, li isso, mas não sei se é verídico, mas tudo bem, isso não vem ao caso. Mas aqui em casa esquecemos dos limites, amamos incondicionalmente e só isso. Nada de exigirmos nada em troca. Inclusive o Alfredo me ensinou assim: “Faça tudo pelos nossos filhos e não espere nada em troca deles.” Foi assim que fizemos.
Filhos precisam ser ensinados a terem limites. Filhos precisam ser ensinados que somos humanos e não super heróis, que somos seres limitados, precisam aprender que não sabemos tudo, precisam aprender que como eles precisamos de afeto, carinho e atenção.
Sabe o que estamos criando? Pessoas egoístas que só pensam em si mesmos, só pensam em receber e nunca em doar-se. Erro nosso, erro de toda uma geração que amou exageradamente, desmedidamente, se é que essa palavra existe, e aí está nossa geração de bêbados, drogados, perdidos em si mesmos, pois não aprenderam a amar. Não ensinamos o que é o verdadeiro amor-doação. Vivemos o amor doação de uma forma extremada, e isso foi muito errado.
Nunca tinha pensado nisso, dessa forma. O amor não exigente faz de nossos jovens pessoas extremamente exigentes em relação ao mundo. Pessoas que não amam.
Infelizes e por nossa culpa. Não soubemos a dosagem certa. Confundimos amar com proteção exagerada e por aí vai. Agora se nossos jovens não amam o que fazer com isso? Se nós não os ensinamos?
Penso que os netos ainda sofrerão muito as conseqüências desse nosso desajuste, mas como fizemos tudo isso com a intenção de acertar, quem sabe algumas gerações mais a frente conseguirão viver o amor de forma real e verdadeira e não prejudicial.
Amar exige troca. É um sentimento ou ato como uma estrada de mão dupla, onde damos e recebemos e se não for assim? Não serve. Pais se doam e recebem. Maridos e esposas mesma coisa... e assim vai. Isso é amor e amar.
Abraço. Lourdes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário