sábado, 24 de outubro de 2009

APRENDENDO COM A NATUREZA


Observando a árvore do quintal do vizinho, já que não tenho nenhuma aqui em casa, notei várias coisas. Tentei traçar paralelos entre a árvore e nós.
Primeiro: ela é totalmente natural e selvagem, não precisa de podas para dar frutos.
Segundo: Ela está sempre verde e bem bonita, seja lá que tempo for: primavera, verão, outono ou inverno.
Terceiro: Dá frutos o ano todo, não somente no outono.
Quarto: A ave que gosta mais dos frutos dela são os bem-te-vis, que, aliás, são meus pássaros prediletos. Amo os bem-te-vis.
Conclusão?
Minha prima Duca diz sempre que eu sou uma mulher muito mimada pelos meus e por Deus. Sempre se questiona porque a vida lhe reserva tantas podas e a mim, pequenas. Não que as minhas pequenas podas não doam... Doem e muito em mim, mas em comparação com o que a maioria da humanidade e principalmente essa minha prima amiga, sofre e passa, as minhas podas são café xicrinha, ou fichinha, como costumam dizer, perto das dela.
Mas estive pensando... Tem árvores que precisam de muitas e grandes podas para que os frutos sejam saudáveis e mais saborosos, como a parreira, um dia cortei uma até ficar somente o tronco, e não é que as uvas nasceram mais viçosas e gostosas? Pois é... Tem árvore que precisa disso. Mas por que será que a árvore de meu vizinho dá os frutos saborosos sem precisar das tais podas? Alguém cuida dela e não é o vizinho, pois a casa está desocupada. Cuidado natural.
Penso que nem sempre o sofrimento faz parte da vida de todos, ou os grandes sofrimentos. Às vezes e na maioria das vezes somos nós é quem procuramos o sofrimento e dizemos que temos que passar por aquilo.
Exemplo: se como, bebo, ou faço tudo em excesso e daí adoeço, a culpa é de quem por eu estar nesta situação, é de Deus? É da vida? É para nossa santificação? Não. Pois se isto fui eu quem busquei conscientemente ou não, então o jogar a culpa em quem quer que seja, está errado.
Não é verdade que muitas vezes adoecemos por fazer extravagâncias? Por não respeitarmos os limites de nosso corpo? Analise bem se não é assim.
Tem casos e casos. Tem pessoas que nascem com predisposição a determinadas doenças e já as possuem de nascença, não estou falando disso. E na verdade as pessoas que nascem doentes não tem culpa nenhuma. É geneticamente propensa a isso e ela não tem nada a ver com tudo o que sofre, daí sim a conversa é bem outra... Mas somente assim. Do contrário a doença e a dor, as podas, são sempre conseqüências de nossos maus atos.
Agressões que fazemos a nós mesmos e aos outros. Daí a repercussão vem com toda certeza.
Mas tem árvores que são como a de meu vizinho, lindas, saudáveis, originais e sem nenhuma poda Por que alguns de nós não podemos ser assim como essa árvore? Claro que podemos. E não significa que não cresceremos, amadureceremos e daremos lindos e belos frutos. Nem tudo precisa ser poda e nem todos precisamos ser podados.
Podas existem, pequenas e grandes dificuldades existem, mas se Deus quiser poupar alguns ou a vida quiser fazer isso, por que não? E por que não eu?
Ou por que não nós? Rsrsrsrsrs...
Abraço. Lourdes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário