domingo, 11 de outubro de 2009

LONGEVIDADE : SEGREDO


Aqui em casa todo mundo em sua maioria morre de velho, morre por já ter vivido bastante, tipo assim: 80, 90 anos prá mais.
Somos descendentes de mineiros, daí a comidinha é leve e saudável. Rsrsrsr... Toucinho de porco, dobradinha, torresmo, carne de porco, couve, arroz, feijão, café pretinho, pão com manteiga. goiabada com queijo. A alimentação de meus pais e tios é a seguinte:
Café da manhã: pão com manteiga e café preto.
Almoço: feijão, arroz, tutu de feijão, frango, carne de porco ou de vaca, couve, e alguma verdura, mas nem sempre comem salada. Queijo com goiabada de sobremesa, às vezes.
À tarde: o mesmo que o café da manhã.
À noite: mexidinho do que sobrou do almoço ou algum lanche. No inverno, sopa de caldo de feijão, sopa de fubá. Coisas do tipo. Mas se de madrugada sentirem fome? Comem também. Inclusive um bife à parmegiana, minha mãe não dispensa. Rsrsrs...
Pelo tipo de comida parece-me que por não ser nada naturalista, não deveriam viver muito... Mas é assim que eles se alimentam.
Minha mãe inclusive adora um refrigerante durante a comida. Minha mãe por ter um problema na vesícula e não poder operar por conta da idade avançada, já não come mais carne de porco, por restrição médica, mas adora.
Quando aparecem alguns problemas de instestino preguiçoso, comem laranja com bagaço e tudo, e tudo fica bem.
Quando meu pai era vivo? Comíamos muito peixe, agora não mais.
Bebida? Se não estiverem tomando algum medicamento, uma caipirinha ou vinho vai bem também, inclusive cerveja.
Mas penso que o que alonga suas vidas é o sossego, tipo assim: tanto faz se a água corre pra cima ou pra baixo, tudo concorre para nosso bem.
Se morre alguém, Deus quis assim, vamos continuar vivendo nós. Se alguém recebe uma graça ou milagre, graças a Deus, comemoraremos, ficaremos felizes.
Se falta dinheiro? Louvado seja Deus.
Se temos dinheiro sobrando? Louvado seja Deus do mesmo jeito.
Se moramos bem? Que bom! Se não? Bom também.
Sabe o tipo de pessoas que não lutam contra a maré, aceitam a vida, as circunstâncias, as pessoas, como elas são? Pois é...
Meus parentes que têm vida longa, vivem assim e desse jeito.
Sei que a longevidade tem muito a ver com genética também, mas penso que o viver desse jeito, faz com que não tenham muitas preocupações exageradas e a vida acontece com mais serenidade. Meus parentes são sábios e simples, não complicam nada. Vivem a vida. Só isso. Essa foto representa direitinho como são meus parentes. Parece até que tiraram a foto deles. Rsrsrsr...
Abraço. Lourdes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário