sábado, 17 de outubro de 2009

A POESIA FALA DO QUE O CORAÇÃO ESTÁ CHEIO...


Estive lendo e pensando o do por que de algumas pessoas decidirem-se por poemas feios, que falam de coisas feias e de uma maneira que agride a gente?
Padre Mário Bonatti, nos diz que a vida tem a cor que a gente pinta. Se quisermos pintar a vida mais feia e escura do que já é, assim ela será. Se quisermos dar graça, poesia bela e sutileza de alma, também podemos fazer isso.
Penso do por que enchermos nossa alma de rudeza, de dureza, já que a vida já é tão dura? A vida já tem seus próprios ossos do ofício que nós temos que roer, então por que o mórbido prazer em ler ou ver coisas fúnebres e macabras?
Não faz meu gênero as coisas macabras. Já que tenho essa tendência à depressão, se ficar vendo coisas ruins e maldosas com certeza nunca conseguirei sair desse marasmo.
Mesmo quando procuro ver o belo da vida, os filmes belos e os lindos poemas, ainda assim me é muito difícil ver a vida de forma colorida... Imagine você se eu me decidir pelo macabro, pode ter certeza que minha vida não duraria nadinha. O que sustenta minha vida ainda é o belo. A bela arte, isso é o que me sustenta, e faz com que tenha um pouco de gosto por viver.
Sei que tem pessoas que vivem do macabro e idolatram tal coisa, mas está não é minha praia e espero que nunca venha a ser.
Como já escrevi uma vez, amarga nem mesmo a vida. E o ler sobre a amargura só poderá nos encher dela.
A poesia e tudo o que escrevemos ou falamos é do que nosso coração está cheio, mesmo que nem saibamos disso e muito menos saibamos como expressar, mas essa é a pura verdade.
Vou rezar mais pelas pessoas que tem o coração cheio de amargura e amargor. Pessoas que gostam do mal e do macabro, para que elas descubram que dentro de si mesmas tem um belo e lindo tesouro a ser descoberto. Talvez possamos fazer juntas esse caminho da descoberta e a vida passe a ser colorida. Já que preta e branca ela nos revela quase que diariamente, né mesmo?
Sei que é difícil colorirmos as coisas, mas o tentar não custa. Custa?
Abraço. Lourdes Dias.

4 comentários:

  1. Tentar colorir sempre e cada vez mais nossa e a vida dos outros é uma boa perspectiva. Lindo teu blog e a coincidência da figura foi linda!beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Olá Lourdes, gostei imensamente de sua visita e comentário.
    Essa abertura para a vida, está na base do COLORIRÁ, como diz os poetas.
    O novo colorido mudas as estruturas densas, tensas.
    O essencial é construir um coração rico de cores, de paz e alegrias.
    No blog ECOS DA ALMA, no posto VENHA PEGAR OS SELOS, tem 2 pra vc, escolha.
    Abraços com luzes e cores

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo comentário, Chica. Que bom que você gostou, voltarei sempre ao seu blog, volte sempre no nosso. Abraço. Lourdes.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelo comentário, Norma. Penso que de alguma forma temos que tentar colorir a vida dos outros, embora confesse que para nós é algo muito difícil, mas se conseguir semear pelo menos no quintal do vizinho já é alguma coisa. Fiquei feliz pela visita.Vou atrás dos selos.Rsrsrs... Abraço. Lourdes.

    ResponderExcluir