sexta-feira, 9 de outubro de 2009

MULTIPLICAR OS PÃES


Sempre pensei que isso de multiplicar os pães fosse um dom somente de Jesus, já que Ele é Deus. Então atribuía isso somente ao divino e não ao ser humano. Me enganei...
Conheci um fato da vida de Santa Clara de Assis:
“Contam que um dia a amiga de Clara foi em busca de pão para as pessoas que conviviam com elas, e nada conseguiu além de alguns pães velhos e duros que mal davam para elas.
A jovem chorava muito por não ter conseguido os pães e talvez por ver que muitos passariam fome, e ela estava muito cansada, com os pés empoeirados. Então Clara, com sua suavidade e bondade, pediu à jovem que se sentasse, que ela lhe banharia os pés, para que descansasse. Interessante foi que enquanto Clara enxugava as lágrimas da jovem companheira e lhe banhava os pés, OS PÃES MULTIPLICARAM-SE. E acreditem ou não, isso não é nenhum conto de carochinha, isso é um fato, e contra um fato? Já sabem... Não há argumentos. Lindo, não?”
Com Dom Bosco, mesma coisa. Dom Bosco ao celebrar a missa tinha consagrado algumas espécies da Eucaristia, e todos ficaram observando, pois começou a chegar tanta gente para comungar que disseram entre si: Como ele fará agora? Já que consagrou pouquíssimas espécies. O que aconteceu? À medida que Dom Bosco ia distribuindo a Eucaristia a mesma multiplicou-se e todos A receberam. Interessante!
Outro milagre, mas nesse caso foi de mudança de espécie. Não sei o nome do santo, mas não importa. Só sei que ele era perseguido pelos seus amigos por pura inveja, e naquele tempo as coisas eram rigorosas quanto ao jejum e tudo o mais. Tinha um dia da semana que eles não podiam comer nenhuma espécie de carne, somente peixe. Mas esse jovem santo estava com muita fome e ofereceram a ele um franguinho, e ele mesmo sabendo das regras comeu, por estar com muita fome. Os tais amigos da onça, pegaram os restos do que o jovem tinha comido e levaram a seus superiores, para destruir sua imagem. E assim fizeram. Mas o interessante é que quando abriram o lenço para mostrar os pedaços de frango, e o jovem não mentia e não poderia dizer que não tinha comido, então quando foram mostrar os pedaços de frango... que surpresa... Estava cheio de espinhas de peixe. Eles ficaram temerosos por terem visto tamanho milagre.
O que significa? Que nós também temos esse dom, isso é própria das pessoas que tem pureza de coração. Nada é impossível ao que crê e ao que tem essa pureza. Acho lindo de viver saber essas coisas daqueles que são somente seres humanos, como eu e você, mas que Deus socorria em suas pequenas necessidades.
Na falta do pão, como Clara de Assis.
Na distribuição da Eucaristia, que também é pão, só que espiritual alimento da alma, com Dom Bosco.
E no caso desse jovem: mudar as espécies de carne de frango, para peixe. Maravilhoso!
Que tal acreditar? Tenha um coração de criança e creia somente.
Abraço. Lourdes.

2 comentários: