terça-feira, 6 de outubro de 2009

MATRIARCAL X PATRIARCAL


Essa minha intuição, ou seja, lá que nome daria ao que tenho, mas eu sei que no futuro a geração será matriarcal. E já vi muitos estudiosos dizendo que isso é verdade. Que a sociedade matriarcal é mais sensível e torna a família e os filhos assim. Que a sociedade patriarcal, tornou os filhos mais racionais, menos sensíveis às necessidades de seu próximo. Sei lá! Por intuição eu sei que será assim, mas penso diferente.
Penso assim: “Porque não podemos andar ombro a ombro, pais e mães, porque tem que ter uma cabeça? Acho esquisito, penso que se cada um exercesse sua autoridade e fosse respeitado por conta disso, já seria maravilhoso, mas parece que não será assim não.”.
Sei que a mãe normalmente é a mais preocupada com a alma dos filhos, digamos assim, e seu desenvolvimento nessa área, e que o pai se preocupa com as coisas materiais, com a sobrevivência dos seus.
Mas seja lá como for: matriarcal ou patriarcal. Se temos que ter alguém como chefe, penso que nós mães, por gerarmos os filhos em nós, formamos filhos mais sensíveis, isso é óbvio e se for diferente isso acontece por causa de outros fatores alheios a natureza. Mas o natural e o original, penso ser assim.
No caso de Jesus eu pensava que era matriarcal sua formação, mas dizem que não, que foi José o responsável por toda formação de Jesus, pois assim é que era naquela época. Quem era responsável por toda formação pessoal e profissional de seus filhos eram os pais. Li, mas não sei se isso é verdadeiro.
Mas se Jesus foi criado numa sociedade totalmente patriarcal e isso funcionou tão bem, por que agora isso é diferente? Não sei.
Os tempos mudam!
Mas vamos esperar o futuro acontecer, sem nos preocuparmos com isso, mas se a sociedade for realmente matriarcal, pense que alguém um dia lhes disse isso e assim.
Abraço. Lourdes Dias.

2 comentários:

  1. Oi Lourdes,
    Eu não falam Português, mas partilho a sua opinião. Fico contente por ver a sua fé em um matriarcado. Estamos cada vez mais aqueles que acreditam nele.
    Saudações,
    Jordi

    ResponderExcluir
  2. Saudações e sou eu quem lhe agradeço a visita. Abraço. Lourdes Dias

    ResponderExcluir