terça-feira, 27 de outubro de 2009

ARIDEZ


Aridez espiritual, o que vem a ser isso?
Primeiro: Lembra-se de Jesus na cruz quando disse: Pai, por que me abandonaste? Isso é aridez: sensação de completo abandono seja no campo físico, psíquico ou espiritual. Se Jesus experimentou isso, por que não nós?
Segundo: Tinha uma santinha que dizia que às vezes sua aridez era tamanha, que recebia Jesus na Eucaristia e mesmo sabendo de Sua presença, não sentia nada. Nada de emoção e nem fé. Mas não deixava de ir às missas e comungar mesmo sentindo-se assim, pois quem disse que Jesus na Eucaristia é embasado somente no sentir? Ele está lá e pronto. Quer sintamos isso ou não.
Terceiro: É um processo que alguns santos experimentaram, acredito que nem todos. Penso que tem santinhos que sempre têm a beleza de sentir a presença de Deus o tempo todo, apoiando-o e segurando-o, nas horas mais difíceis de sua vida. Mas cada um experimenta Deus de uma forma pessoal. Pois cada um é cada um, e Deus tem esse cuidado conosco. Embora sejamos o seu rebanho, mas cada um é cuidado de forma muito especial e particular.
Então quando muitos me questionam do porque estarem passando por isso, a aridez, por estarem sentindo-se abandonados por Deus, dou estas explicações para que eles saibam que alguns de nós passamos por isso também, e que o segredo está na perseverança.
Sempre lembro que não é o servo ou o amigo maior que seu Mestre, Senhor e Amigo, e Ele passou para nos ensinar justamente isso, não somos em nada diferentes dele, somente em relação ao pecado, pois nunca pecou. E disse que aridez não é pecado, pois Jesus não pecou e sofreu isso literalmente. Mas como literalmente? Está na Palavra de Deus não está? Que ele viveu isso e assim? Se está lá... Tenho dito e nada a declarar.
Abraço. Lourdes.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Lembra do dia que conversamos e vc me disse que eu deixasse Deus falar ao meu coração e esperasse que ele me dissesse como agir em determinadas ocasiões? Ele falou Tia Lourdes. Pude sentir a vitória de Deus na minha vida... as coisas se encaminharam de tal forma que, tudo se encaixou em seu devido lugar, eu no meu lugar e os outros nos lugares que lhe cabem, um sem interfirir na vivência do outro. Enfim, a aridez demonstrada pelos outros não é tão ressequida, nem eu sou tão sensível que não possa suportá-los.
    Obrigada por me ouvir e ser o canal da graça de Deus pra mim.

    ResponderExcluir
  3. Na verdade Carla, nem me lembro de ter dado esse conselho a você: que Deus lhe falaria diretamente ao seu coração, embora eu saiba que Ele faz sempre assim, fala muito de perto, fala do lado de dentro, né mesmo? Rsrsrs...Que bom que Ele sempre fala, mas que você conseguiu ouvi-Lo, essa é a grande sacada. Parabéns! Abraço materno. tia Lourdes Dias.

    ResponderExcluir
  4. Brigadaaaaa pela visita! Volte sempre ao nosso blog aldeeiro. Rsrsr...

    ResponderExcluir