sexta-feira, 28 de agosto de 2009

CHIARA LUBICH: para ouvir com o coração é necessário esvaziar-se


Segundo essa mulher maravilhosa e qual eu tenho muita admiração, Chiara Lubich, a criadora dos folcolares, o ouvir com o coração é estar INTEIRAMENTE à disposição da pessoa que nos fala. Tenho procurado ouvir dessa forma, mas para mim, hoje me parece algo impossível. Estou muito cheia de pensamentos e sentimentos, idéias fenomenais para ter tempo e disponibilidade para aqueles que considero talvez menos inteligentes e menos que eu. Parece esquisito isso não? Mas é isso mesmo, você também tem esse mesmo pecado ou dificuldade que eu? Você já se analisou e parou para pensar que nos achamos infinitamente melhores que os outros que nossos irmãos, para perdermos tempo ouvindo-os?
Muitas vezes quero ouvir Deus, mas não quero ouvir de todo meu ser o meu irmão, mas se Deus está nele, como não procurar ouvi-lo? Ouvindo o irmão, ouço a Deus. Essa é uma das formas de ouvir e amar a Deus. Pois na Bíblia está assim: “Se você não ama o irmão a quem você vê”. Como quer amar a Deus a quem você não vê? Estão compreendendo o que quero dizer?
Se você não ouve o irmão a quem você vê? Quer ouvir a Deus a quem você não vê?
É por aí.
Esse exercício de santidade é difícil. Longo. Exige muita paciência consigo mesmo e com o outro. Têm outros em nossa vida que consideramos uns chatos, não é mesmo? Pessoas que sentem e pensam totalmente diferente de nós, e daí não damos a menor importância ao que pensam ou falam. Fazemos ouvido de MERCADOR: tudo o que falam entra por um ouvido e sai pelo outro. Embora tudo fique em nosso subconsciente, mas o legal é prestarmos atenção a tudo o que nos falam, pois tudo o que é importante para o irmão de alguma forma me ensina e é importante para mim.
Eu e o irmão somos um, em Deus, sabia disso? Como vamos nos desprezar se somos um?
Mas como exercitar ouvir o irmão e a Deus?
Devemos esvaziar-nos de nós mesmos, tipo: o que penso sobre o assunto, como penso, como minha religião me ensinou sobre isso, como meus pais me ensinaram sobre o assunto. Deixar que fiquemos vazios para podermos entrar no universo de nossos irmãos. E nessa hora o irmão passa a ser o SER MAIS IMPORTANTE, para você. Nessa hora, você deixa de ser o SER MAIS IMPORTANTE, para que seu irmão o seja.
Fácil, não? Pode ser para você, não para mim. Rsrsrsrs Afinal sou autodidata, e tudo o mais, como é que o meu irmão tão simples pode ajudar-me em algo, não é mesmo? Viu que vaidade? Viu como sou mesquinha? Pois é, pois é, como diria o personagem do Chaves. Pois é... pois é...pois é...
Somos assim em nossa maioria. Mas o exercitar isso é muito bom. Aprendi com a Chiara e estou tentando. Se vou conseguir? Sei lá! Mas não custa tentar.
Só se ouve bem o irmão, se o ouvirmos com o coração.
Deixemos nosso eu de lado e pensemos um pouco no tu, que é o irmão.
Obrigada meu Senhor e Deus. Também Te amo. Lourdes

4 comentários:

  1. Querida Lurdinha,

    Belíssima mensagem!!!
    Não há lugar para tudo. É necessário se desfazer do velho para que o novo encontre espaço para se manifestar.

    "A Terra está em permanente movimento, a luz sempre muda, o mar não deixa de bater sobre as pedras. As gerações não deixam de nascer, e somos responsáveis diante delas porque somos as únicas testemunhas com que contam."

    Fique com Deus!

    com carinho,
    Maristela

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo, somos no dia de hoje as testemunhas do Amor, né mesmo? Abraço. Lourdes Dias.

    ResponderExcluir
  3. Querida amiga Lourdes,

    Tenho de dizer que seu texto é maravilhoso, muito significativo – um convite para uma profunda reflexão.

    O próximo seu eu mesmo. Eu e o próximo não somos dois, somos no mínimo membros de um grande corpo chamado humanidade. Um corpo tem muitos membros, mas eles não estão separados em nada (...). Se tivermos este entendimento de unidade, então saberemos de fato o que é amor, porque cuidaremos uns dos outros assim como qualquer corpo faz.

    Grande abraço.

    Edson Carmo

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Edson por ter deixado seu comentário. Você é uma pessoa muito sábia além de todo o conhecimento que você possui das coisas do Pai e da gente. Forte abraço. Lourdes Dias.

    ResponderExcluir