segunda-feira, 17 de agosto de 2009

PERDÃO? SEMPRE...


Quantas vezes devo perdoar o meu irmão?
Quando alguém fizer algo de ruim contra nós, segundo Jesus, devemos perdoá-lo sete vezes, que na nossa linguagem significa, infinitas vezes, quantas vezes forem necessárias. Mas porque Jesus nos ensina assim? Porque Jesus conhece TUDO sobre Deus, pois Ele também é Deus, e não poderia ser diferente, e Jesus sabendo que Deus é Amor, e que o Amor tudo desculpa, tudo perdoa, Ele nos ensina a sermos mais parecidos com Deus-Pai, como assim? Perdoando como o Pai perdoa e nos perdoa.
Nós em nossa humanidade sempre pensamos na pena de Talião: “Olho por olho, dente por dente”, mas uma vez um sábio disse assim: Se sempre fizermos essa coisa de se tirarem um olho da gente, devemos tirar um olho do outro também, como vingança. Se tirarem um dente da gente, devemos tirar também um dente do outro. O que vai acabar acontecendo com a humanidade? Seremos todos sem dentes e sem olhos, e quando isso acabaria? Então Jesus que é o Sábio dos sábios, nos ensina que essa tal pena de Talião aí, é uma grande bobagem e só serve para nos destruir. E essa é a verdade. A vingança somente nos destrói e destrói o outro. A VINGANÇA É ALGO DESTRUTIVO DEMAIS. E nada de querermos isso. Bommmmm!!! Querermos até podemos querer, pois dentro de nós esse sentimento chega a ser quase natural, mas não devemos querer nos vingar dos outros. Ao contrário, retribua o mal com o bem, e verá como você e eu seremos muito mais felizes.
No Pai-Nosso, Jesus não nos ensina que devemos perdoar nossos inimigos, independente dele merecer ou não? Independente dele ter-se regenerado, ou não? Devemos simplesmente e somente perdoar e ponto. E pronto!
Essa é a medida que devemos dar ao nosso irmão, tendo-o como amigo ou não.
Penso ser muito difícil essa medida calcada de perdão, mas sei que isso é fonte de felicidade.
Sabendo por experiência própria que perdão não é sentimento, mas uma simples decisão nossa, e que isso não signifique que nosso coração ferido ainda não sangre diante das coisas que nosso irmão por ventura tenha nos feito. Mas com o coração sangrando ou não. Estando sentindo ainda ferver nossas veias quando pensamos nas coisas que nos fizeram, mesmo assim decidimos por perdoar. E todas as vezes que virem à nossa mente as coisas que tais pessoas nos fizeram, dizemos à nós mesmos, eu já o perdoei ou os perdoei por essas atitudes tomadas contra mim, que me feriram e me magoaram.
Sei ser tudo isso muito difícil, por experiência própria como disse, mas sei que é possível. E quando tomamos nota disso, de que mesmo sendo dificílimo podemos e devemos ter essa atitude diante dos que nos fizeram mal, e assim seremos muito mais felizes, afinal todos nós erramos ou tivemos pensamentos e atitudes erradas diante da vida e diante de certas circunstâncias, e nem por isso devemos desistir de corrigirmos isso e deixar que o perdão dos irmãos e de Deus, encham nossas vidas de alegria e de verdadeira alegria.
Somente assim seremos felizes.
O perdão diário é um grande exercício.
Não digo à você que consigo isso. Ou que sempre exercito isso, não. Muito pelo contrário. Sou cabeça dura e demora muito tempo para a ficha cair em minha cabecinha e tomar a decisão de perdoar, mas quando faço isso por decisão, fico muito mais leve, tranqüila, diante de Deus e de mim mesma.
Nem sempre ou quase nunca peço perdão pelos meus erros, mas uso da seguinte arma que temos: Peço ao Espírito Santo de Deus, que me conhece, e conhece o coração do irmão ao qual eu feri. Peço a Ele que vá até aquele meu irmão ferido e cure o seu coração. E não é que o Espírito Santo de Deus, faz isso mesmo? Mesmo que eu nem peça perdão pessoalmente a pessoa, por vergonha, ou até um pouco de orgulho, mas o Espírito Santo sabe que meu arrependimento é verdadeiro e ele cura o meu e o coração ferido do outro, isso faz de mim uma pessoa muito melhor. Por saber que Deus em Seu eterno Amor, me deixou um advogado tão santo que resolve minhas pequenas causas. Causas até pequenas e insignificantes aos olhos de outros, mas que significam muito para mim, e só Deus sabe disso.
Então??? Viu como é fácil? Se você se arrepende, como eu, de pequenas atitudes que magoam seu irmão, mas pede a Deus que corrija seus erros, o Espírito Santo faz isso ligeirinho e com grande alegria.
Pois saibam que desavenças e discórdias, não vem de Deus, e nem é de Sua Santa Vontade isso. Tudo isso vem de nossa humanidade e até mesmo do maligno. Do inimigo de Deus e nosso. Esse tal semeia a discórdia e ainda nos diz que é algo impossível de ser resolvido.
Grande bobagem! E a bobagem maior ainda é que acreditamos nisso: na impossibilidade de tal erro ser resolvido.
Bobagem! O que é difícil para nós é facílimo para Deus.
Nosso Deus é o Deus onde todas as coisas são possíveis de serem resolvidas e de uma maneira calma, clara e tranqüila. Esse é o nosso Deus Amado.
Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado.
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário