segunda-feira, 17 de agosto de 2009

MINHA VIDA SEM MEMÓRIA


Como seria nossa vida se não tivéssemos memória?
Eu estava assistindo sobre isso na TV e fiquei me perguntando se eu fosse a tal pessoa sem memória, como é que eu gostaria de ser tratada, ou como eu trataria tal pessoa.
Não sabia que existiam pessoas, ainda jovens, com essa falta de memória. Assisti há algum tempo atrás um filme que falava deste tema, mas não sabia que era embasado em fatos reais.
Mas, como seria ter que ser lembrada todos os dias de quem sou, do que fazer e do como fazer? Eu acredito que essas tais pessoas com esse déficit de memória são privilegiadas em certo sentido. Como assim? Se nós temos que viver um dia de cada vez, se temos que viver o aqui e o agora para podermos ser felizes, essas pessoas vivem literalmente essa condição, não porque queiram, mas porque não sabem como viver de outro jeito.
Uma coisa ruim, neste caso. Ruim, não! Horrível! Pois isso é não ter história, pois não sabermos quem somos, sendo que essa é a meta de todo ser humano, é não termos uma história. Todos nós nos perguntamos todos os segundos quem somos e de onde viemos, não é assim com você? Comigo sim. Pessoas com falta de memória não sabem quem são e nem de onde vieram. Não conhecem as pessoas que estão ao lado delas, não sabem fazer nada sem ajuda, falta-lhes autonomia. Em parte seria bom se perdêssemos a tal autonomia e deixássemos Deus nos orientar do como fazer as coisas, certamente erraríamos muito menos. Essas pessoas não possuem a tal faculdade de escolher, alguém tem sempre que dizer o que fazer e fazer escolhas o tempo todo por elas. Se vivêssemos assim em relação não as pessoas, mas em relação a Deus seria felicidade na certa. Mas nós queremos ser autônomos e às vezes nos culpamos pelos erros cometidos, mesmo que os tenhamos cometidos nos momentos de crises ou por estarmos doentes. Temos que ser responsáveis por nossos atos e decisões o tempo todo, e essas pessoas sem memória não são responsáveis por nenhum de seus atos. Mas pensem... Vocês gostariam de ser assim e de viver assim?
Com certeza a resposta seria não, não é mesmo? Quem gostaria de depender 24 horas literalmente de alguém? Mas essa dependência de Deus é positiva, talvez devêssemos desejar de todo nosso coração essa fé, essa dependência, mas quando vemos o que é ser dependente, algo em nós grita: INDEPENDÊNCIA OU MORTE! Ou seja, antes morrer que depender de algo ou de alguém, interessante filosofar sobre isso, agora filosofaremos juntos, pois eu também não sei como seria minha vida sem mim, sem memória, sem o meu “eu” que tanto amo (rsrsr), narcisista, heim????
Vida sem mim, vida sem o “eu”, parece-me vida doente, vida sem vida. Parece-me que vida sem memória é vida pela metade, pois parte de nós é feita de nosso subconsciente, de nossas memórias afetivas, sejam elas memórias positivas ou negativas. Mas penso que se fosse desmemoriada, gostaria que me fizessem viver a vida INTENSAMENTE e só isso. Viveria a vida cada dia, como se fosse o primeiro e literalmente seria assim, pois é assim que essas pessoas vivem. Viveria tudo intensamente, o mais intenso que pudesse. Não ficaria presa a querer lembrar do passado, já que para mim nessa situação o passado não existiria. Que bom, não é?
Tem gente que prega isso o tempo todo, esqueça-se de tudo, esqueça-se do passado. As pessoas com esse déficit vivem assim, sem lembranças de seu passado, nem se lembram que tem de comer, de tomar banho, de fazer pequenas coisas. Interessante, a vida assim, pela metade. Mas não teríamos que nos preocupar com o passado e nem com o futuro, pois no amanhã deveríamos viver como uma folha em branco, tal qual o Pe. Pedro nos ensina, viva a cada dia como se fosse uma folha de papel em branco, como um desmemoriado, seria isso?
Penso que viver assim nos torna mais livres, mas não gostaria de ser diferente do que sou. Gosto de ter memória. Gosto de pensar no passado e de como minha vida poderia ser diferente se tivesse posturas diferentes diante dela. Seria muito mais feliz, coisa e tal... Gosto de relembrar, e muitas vezes minha vida é feita de lembranças, mas gosto assim, não gostaria de não tê-las. Somos completos a partir de nossas lembranças passadas, de nossa história de vida, da história de nossos antepassados, de memórias da infância, da juventude e de memórias atuais, esse é o ser humano, e querer viver diferente disso é bobagem e não seríamos felizes, como essas jovens e pessoas não são felizes. Faltam-lhe algo essencial para a felicidade: LEMBRANÇAS.
Então que tal procurarmos deixar para trás somente as coisas negativas e ruins, que de algum modo nos ensinam, mas não nos deixarmos nos entristecer por elas, mas somente tê-las como aprendizado para não cometermos o mesmo erro, pois segundo minha mãe: ERRAR É HUMANO, MAS PERMANECER NO ERRO É BURRICE, e ninguém quer ser taxado ou rotulado de burro, não é mesmo?
Então tentarmos deixar o erro para trás é bom, mas o tentar esquecer de tudo é mal, por isso Deus que é perfeito, nos deu uma memória sadia, não a todos, mas à maioria de nós, para que possamos ser felizes. Que bom Senhor que tenho uma memória boa e saudável, que possa me lembrar de todas as coisas que vivi e que ainda viverei.
Cure Senhor se essa for Sua Vontade, às pessoas que têm problemas de memória, reative suas memórias e lembranças, para que vivam uma vida por inteiro.
Obrigada, meu Senhor e meu Deus! Nosso Senhor e nosso Deus, nós lhe amamos, viu Senhor? Amamos o Senhor intensamente, receba nosso amor não tão fiel quanto o Seu, mas recebe-o, por favor.
Obrigada!
Lourdes Dias. Que bom que sei quem eu sou e até sei meu nome, não me esqueci... (rsrssr) sorrisos de alegria, esses são risos de alegria e contentamento pelas pequenas coisas e coisas tão simples, como o simples fato de saber quem eu sou, que sou Lourdes, e que sou alguém e que não me esqueci disso.
Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado.
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário