sábado, 7 de novembro de 2009

RÓTULOS? EU SOU AQUELE QUE NÃO TEM IDENTIDADE.


Todos nós precisamos de rótulos, mesmo aqueles que dizem não tê-los ou não querem ter uma identidade principalmente no campo da espiritualidade. Estive pensando nos rótulos dos sem rótulos. Tudo isso e esses rótulos fazem de você quem você é. Como é que vamos viver sem nos identificarmos de alguma forma? Tipo assim: faço parte da comunidade rotulada como ecumênica. Faço parte da comunidade católica. Evangélica... Sem igreja... Sem nome definido... Anônimo... Até o fato de ser anônimo é ter um rótulo. Alguém que não quer se identificar, identificando-se. Rsrsrsrs...
Sabe o que percebo em todos e em cada um de nós. A maioria das pessoas não acredita no Deus que está nos templos, igrejas, ou coisas assim, mas sempre acabam fundando sua comunidade. Já perceberam isso? Sempre que não concordamos com alguma instituição. É fácil, crio a minha. Legal não?
É isso o que está acontecendo de uma forma gritante. Sempre que busco as comunidades, dos que não querem identificação com nada e nem ninguém, essas comunidades também tem nome. Ninguém vive ou sobrevive sem comunidade, ledo engano. Comunidade perfeita? Só a minha aquela que eu criei. Rsrsrs... Assim pensam eles. Sempre estamos criando coisas. Muitas vezes bicamos aqui e ali. Pegamos um pouco de cada comunidade, pegamos aquilo que mais nos interessa e fundamos a nossa. Pra que temos que fundar alguma coisa? Isso me dá uma coceira danada. Não pretendo fundar minha igreja, minha comunidade, meu blog, ou seja, lá o que for que tiver que ser meu e minha. Já pertenço a Alguém por minha livre e espontânea vontade e sei que, seja lá o que eu funde ou crie, mesmo sendo uma espiritualidade de vida, esta é feita de pessoas e pessoas têm defeitos, e erram, não somos anjos. Sempre aprendo com todos e muitas vezes ensino também. Sinto que onde estivermos teremos um rótulo definido ou indefinido, rotulados seremos e viveremos sempre.
Pense nisto! Estou errada? Só vou acreditar que alguém realmente não queira ser o fundador, ou o criador de uma comunidade, quando ele viver o Amor na forma mais simples em seu dia a dia, sem preocupar-se com seguidores, ou adeptos. Isso no caso de religiões que preguem o Amor. Se de uma forma bem discreta houver um rótulo, ou pertenço à comunidade tal, já está claro que somente fugi da minha comunidade original por não conseguir conviver com os defeitos dos meus irmãos de comunidade, daí fundo a minha. Por isso a imensa quantidade de denominações religiosas ou seitas.
Pessoas que têm dificuldade em conviver com gente, fundam comunidades com sua cara, para melhor identificar-se.
Então rótulos existem para nós seres humanos, mas não para Deus, por ser Espírito Puríssimo.
Se formos bons, isso é o que conta. Somente isso. Nem precisamos ser os melhores, bom já basta prá Deus. Não ligue para os rótulos. Viva somente!
Forte abraço. Lourdes Dias

2 comentários:

  1. Lourdes,
    concordo plenamente, não precisamos fundar minha igreja, minha comunidade, meu blog etc. O impressionante é que todos logo ganham adeptos. Veja quantas religiões, igrejas, seitas, blogs, quantos líderes religiosos surgiram e continuam surgindo e facilmente são seguidos por milhares de adeptos. Todos eles procuram refletir a palavra de Deus e cada um tem seus motivos para discordar de uma e aderir a outra e quando não encontra nenhuma com a qual se identifica, então cria a sua.
    O que aconteceu com Jesus foi exatamente isto. Ele não se identificava com nada daquilo, achava as religiões uma farsa e considerava tanto os religiosos quanto os romanos exploradores dos humildes. E por isso começou a anunciar um novo reino e colocou como condição para segui-lo a renúncia a posse. Assim se formou a sociedade dos primeiros cristãos (Atos cap 2 e 4). O que chama a atenção é que esta sociedade foi destruída e nunca mais existiu. Todos se dizem seguidores de Jesus, mas são facilmente desmascarados por Lucas 14,33.
    Todoas as religiões e todas as seitas que surgiram depois disto perderam a sua autenticidade: "Qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que possui, não pode ser meu discípulo" (Lc 14,33). Todas as novas seitas, blogs etc diferem uma da outra em aspectos supérfluos e se mostram absolutamente incompetentes para combater as injustiças que assolam a humanidade.
    É fácil encontrar adeptos para qualquer coisa. Jesus não tem a mesma sorte. Mesmo dando a sua vida por um reino justo e equilibrado morreu praticamente sozinho na cruz. Os que colocaram as suas ideias em prática, foram perseguidos e mortos. Depois o sal perdeu o seu sabor. Mais de dois bilhões se proclamam seus seguidores. Mas o reino justo e equilibrado está cada vez mais distante.
    Mas eu garanto, se apenas mil dos que deram a vida por ele, no dia da ressurreição dos justos, estes mil mudarão definitivamente a histõria da humanidade.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita, Alceu! Agora não sou só eu. E não somos 1+1=2. Somos 1x1=1. Viveremos a unidade dos cristãos tal qual a Santissima Trindade, e daí seremos não somente: 1x1x1=1, mas 1x1x1x1x1x1=l. Um só corpo místico de Cristo. Que bom que você descobriu seu espaço no corpo de Cristo. Bem vindo! Devagar mas sempre. Abraço fraterno. Lourdes Dias.

    ResponderExcluir