domingo, 28 de fevereiro de 2010

A BUSCA DE MIM MESMA... OU A PROCURA DE...

Segundo alguns amigos virtuais meus, e não àqueles que já comeram um prato de sal comigo, mas que mesmo assim tenho estima muito grande por todos e por cada um deles. Eles colocaram assim: Segundo Osho, devemos deixar de buscar as coisas... Mas como assim? Será que quando paramos nossas buscas, as coisas virão até nós? Pode ser que sim, pela força da atração que existe entre todos no Universo. Mas penso também que Jesus nos ensina sempre a buscar: Buscai as coisas do alto... Buscai e encontrarei... Buscai... Buscai... Então penso eu... A quem eu quero seguir: Jesus ou Osho. Àquele a quem considero Senhor e Deus? Ou a um simples filósofo ou líder espiritual? De minha parte, ainda prefiro continuar a buscar. Somente, ou melhor, tão somente porque Jesus me ensinou a viver assim. Seguir Jesus requer de nós tomadas de decisões diárias. Sempre penso naquilo que Pe. Pedro Cunha nos ensina, sua decisão pode mudar o curso do universo. Sei que cada opinião nossa muda o mundo e a maneira de ser e agir de alguém, dos mais próximos aos mais distantes.
Essa busca de mim me leva a tantos caminhos, atalhos e coisas que jamais pensaria em conhecer.
Esta coisa do inconsciente coletivo... Vivo isso intensamente. Já não sei como fazer para ser quem eu sou, ou distinguir até onde esses meus pensamentos são meus ou de outros. Pensamentos genuínos, originais, isto ainda não os possuo. Minha mente é sempre preenchida pela mente de Cristo e dos cristãos. Ou pela mente dos homens e seres de boa vontade. Entende o que quero dizer? Não tenho os tais pensamentos originais e genuínos que teimamos em buscar. Se falo, penso ou faço algo, sempre sei estar sendo dirigida pelo coletivo e não pelo pessoal.
Talvez este caminho seja o correto para que eu possa chegar ao pensamento pessoal. Meu pensamento e não nosso pensamento. Mas ao mesmo tempo, questiono-me: Se é para amar como Jesus amou, sonhar como Ele, pensar como Ele, então se temos os mesmos pensamentos e sentimentos de Cristo, deixamos de ser genuínos e originais? Boa pergunta esta, que me faço todo santo dia de minha vida.
Mas e se... Eu nunca conseguir ser genuína em relação a quem eu sou... Ser sempre cópia, mas se for cópia do Senhor a quem amo, estarei errada? Será que se eu for para perto do Deus Pai sendo assim, e estando neste estágio que cheguei de maturidade, eu não estarei bem na fita? Sei lá...
Só sei que... Nada sei... Disse alguém algum dia assim. E eu confirmo.
Abraço. Lourdes Dias.

20 comentários:

  1. Bom dia amiga Lourdes!
    É uma honra e um privilégio ter amigos mesmo que virtuais - na forma, porque de fato algo mais une as pessoas; p/ex., essa espontaneidade nos comentários que fazemos no blog daqueles a quem gostamos de ler...
    Ainda não publiquei livros não, e não por falta de vontade. Assim que houver algo no prelo, minha roda de amigos virtuais será prontamente informada!
    Quanto à suas (nossas) dúvidas, tão bem expressas em seu post, penso que devemos confiar no que somos e aonde nossa fé nos leva. O Senhor sempre sabe, mesmo que a gente tente representar nosso papel ao invés de vivê-lo de fato. Não se preocupe se está alinhada ou em desacordo com o pensamento de Cristo. Ele reconhecerá sempre a pureza de sua intenção, Ele mesmo disse que não há uma forma única de se chegar ao Pai.
    Grande e fraterno abraço deste seu fã (ainda que virtual!).
    Adh

    ResponderExcluir
  2. Grande e fraterno abraço a você também Adhemar. E obrigada pela clareza com que você coloca suas opiniões. Consigo entender tudo de uma maneira muito simples. Às vezes tenho dificuldade em entender coisas filosóficas ou teológicas demais, mas no seu caso compreendo tudinho. rsrsrs.. Lourdes.

    ResponderExcluir
  3. Não música antes de mais nada, isto é coisa de meu filho Felipe... Aqui: Lourdes Dias.

    ResponderExcluir
  4. Lourdes,

    Quem se atreve a ter certeza?
    A dúvida é uma excelente companheira, pois nos coloca em pé, dar sabor, instiga, desafia, movimenta...
    Quem não se pergunta é um normótico, vivencia a doença da normalidade.
    Você está no caminho certo.
    Será que é preciso escolher!?
    Deus te abençoe!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Deus abençoe você também, Norma. E obrigada pelas palavras sempre cheias de entusiasmo e motivadoras. Grande abraço. Lourdes.

    ResponderExcluir
  6. Aos amigos virtuais e seguidores: não sei o que aconteceu, com certeza apertei algum botão que não devia. Rsrsrs... Mas alguns comentários simplesmente sumiram de nosso blog. Se os seus estiverem incluidos nisto, saiba que foi sem querer. Abraço. Lourdes.

    ResponderExcluir
  7. Oiee Lourdes!!!
    Obg pela sua visita no meu caminhar foi muito bom ter te visto por lá, apareça sempre!
    "Se é para amar como Jesus amou, sonhar como Ele, pensar como Ele, então se temos os mesmos pensamentos e sentimentos de Cristo, deixamos de ser genuínos e originais?"Ninguém deixa de ser genuíno ou original....pois não basta somente fazer o mesmo que Jesus fazia no botão automático, mas tem q fazer com intenção sincera dando de si....Jesus exemplificou, é o roteiro divino, mas o empenho e a verdadeira intenção, dedicação e carinho em cada gesto seu só vc pode dar...Cada um carrega o dom de ser capaz e de ser feliz, já nos diz a canção.
    Tenha um lindo dia.
    bjss♥

    ResponderExcluir
  8. "Tia" Lourdes, quase nunca comento...mas to sempre por aqui!!!
    Mil bjs!!!

    ResponderExcluir
  9. Kiiii legal Bruninha! Quanta alegria em ver vc por aqui. Abraço fortão! tia Lourdes (kkk).

    ResponderExcluir
  10. Obrigada Teresa por sua contribuição, pois na verdade, fico confusa às vezes em relação a uma série de coisas. Abraços e bjss. Lourdes.

    ResponderExcluir
  11. Por mais que eu faça algo pelo Reino de Deus, tenho sempre a impressão que não fiz nada ou que poderia fazer melhor ou mais.Muitas vezes esqueço de minhas limitações, que sei são muitas. Mas sei que o Senhor as conhece mto melhor que eu.
    Sinto um vazio mto gde em relação a muitas coisas, apesar de ter uma vocação, a qual abracei do fundo de meu coração. Porém, existem coisas que me deixam este vazio.
    Não penso em desistir. Eu espero no meu Deus das promessas, que é único fiel e sei que, um dia, todo este vazio Ele suprirá.
    E procuro sempre me fazer a pergunta: "Senhor, que queres de mim? Que queres que eu faça?"
    E no final de cada trabalho da fraternidade, temos o hábito de dizer: "recomecemos, pq até agora nada fizemos."
    Sou uma pessoa que me acho independente mas ao mesmo tempo dependente de tantas coisas e pessoas.
    Sei que precisaremos um do outro sempre. Ninguém "sobrevive" sozinho.
    Mas tem hora que mesmo cercada de gente, sinto-me tão sozinha e ainda não encontrei a reposta para essa questão.
    Talvez seja a ânsia de meus sonhos ainda não realizados, que me dá uma sensação de morte.
    Ainda assim continuo caminhando, tendo sempre em mente os sinais dos antigos profetas, que acreditaram e mesmo na velhice realizaram sonhos inimagináveis.
    NADA É IMPOSSÍVEL PARA QUEM CRÊ.
    Bjão.
    Parabéns pelo post.
    Tbm gosto de expor o meios pensamentos sem me preocupar com o que pensarão de mim.
    Paz e Bem.

    ResponderExcluir
  12. Obrigada querida Marinilce, pela visita. É sempre bom partilhar nossas coisas com quem nos compreende e muito bem. Abraço fraterno. Lourdes.

    ResponderExcluir
  13. Obrigada Barbarella pelo seguimento, espero poder ajudar você de alguma forma. Sempre gosto de dizer e é a pura verdade, que sou uma simples dona de casa, a tal do lar, como costumamos dizer por aqui. Alguém que cuida de sua casa e família e tem gosto em escrever sobre si mesma, de vez em quando. Abraço. Lourdes.

    ResponderExcluir
  14. Lourdes,

    O Selo Comentarista Excelente está esperando por você no meu blog. Passa lá para buscar.

    Edson Carmo

    ResponderExcluir
  15. Ghabryew2009? Obrigada pelo seguimento. Espero podermos partilhar de nossas coisas. É sempre bom o novo dividir seus conhecimentos com a gente, os da melhor idade. rsrsrs... Sempre aprendo com os jovens, afinal a vida é sempre um eterno aprendizado, né mesmo? Seja bem vindo e volte sempre. Obrigada e abraço materno. Lourdes Dias.

    ResponderExcluir
  16. Prezada Lourdes.
    O Senhor coloca pequenos desafios todos os dias para aprimorarmos nossa crença, nossa fé, nossa capacidade no relacionamento com os outros. Em maior ou menor grau de importância, não ser versado em informática nos aproxima dos filhos! Sim, sempre que surge um "aperto" nessa área, recorro aos meus! Grande abraço, ótima semana!
    Adh

    ResponderExcluir
  17. Obrigada Clarissa pelo seguimento. Fiquei muito feliz por isto. Abraço da madrinha Lupe. Nossa casa está sempre aberta prá você. Volte sempre que quiser no nosso blog e em casa. Deus a abençõe.

    ResponderExcluir
  18. Obrigada Alexandre pelo seguimento e pelas palavras de incentivo. Espero dar uma pequena contribuição para o Reino de Deus. Deus o abençõe. Abraço fraterno. Lourdes Dias.

    ResponderExcluir